Na última quinta-feira dia 29 de junho a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, por meio do Ato nº 8.991/2022, os requisitos técnicos e as condições de uso para estações terrestres de baixa potência na faixa de 3,7-3,8 GHz.
A faixa de 3,7-3,8 GHz pode ser utilizadas pelas Redes Privativas 5G, como a que já opera, desde 2020 no nosso Instituto SENAI de Tecnologia de São Caetano do Sul, através da parceria entre Senai-SP e a Nokia o laboratório de P&D, chamado OpenLab 4.0.
A rede 5G privada do OpenLab habilita o desenvolvimento de diversos casos de uso para o ambiente industrial, como realidade aumentada, realidade virtual e mista, robótica colaborativa, inteligência artificial por meio de análise de vídeos e imagens, gêmeo digital, fabricação flexível com o suporte de robôs autônomos além de gerenciamento de ativos.
A tecnologia 5G representa importantes avanços para a indústria, possibilitando o aumento da produtividade e a criação de novos modelos de negócio, temas para os quais o SENAI-SP oferecer todo o suporte, por meio de uma série de serviços tecnológicos e de cursos de formação profissional, como o curso online e gratuito “Desvendando o 5G.
Com a disponibilidade da faixa, a agência espera um aumento da instalação de redes privativas.
Anatel possui uma página na internet que reúne os regulamentos e dados sobre outorgas, faixas de frequência, produtos homologados e licenciamento.
Saiba mais em: https://www.gov.br/anatel/pt-br/regulado/espectro
OpenLab do Instituto SENAI de Tecnologia - SCS
Robótica colaborativa
Inovação e Tecnologia - com o uso do 5G
O SENAI-SP utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições